header

Concerto e Almoço de Natal 2019

 
15 de Dezembro 2019

 

O Centro Social Paroquial de São Joaninho comemorou no dia 15 de Dezembro o almoço de Natal com os seus Clientes, Direção, Conselho Fiscal e seus colaboradores, Presidente da Câmara Municipal, assim como os representantes das instituições e organismos da Freguesia. Entre outros convidados parceiros na melhoria contínua dos nossos serviços.

Em parceria com a Paróquia o Centro Social organizou um concerto de Natal proporcionando belos momentos de arte musical a toda a comunidade. Para isso contou com a participação da Banda Filarmónica de Santa Comba Dão, a Banda Juvenil e o Coro “Maguns D´Om”.

A atuação conjunta deixou todos os presentes encantados com os momentos artísticos nesta quadra natalícia.

A encerrar o concerto teve a palavra o Presidente do Centro Social e Paroquial de São Joaninho o Sr. Pe. Virgílio Rodrigues saudando todos os participantes, dirigindo um especial agradecimento a todos os que tornaram possível este evento.

 

 

Concerto de Natal

 

 

Sala de Snoezelen

 
10 de Agosto 2019

 

O Centro Social e Paroquial de São Joaninho inaugurou, no passado dia 10 de Agosto, uma Sala de Snoezelen, que servirá os seus clientes. Estiveram presentes, Pe Virgílio Rodrigues presidente da Instituição, restante Direcção, Conselho Fiscal, Diretora Técnica, Eng. José Rui Batista e esposa, e ainda, utentes, familiares e colaboradores.

Este espaço permite, através de terapias de estimulação sensorial, proporcionar relaxamento e bem-estar a pessoas com quadro de demência, recorrendo ao uso de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada, dos efeitos da música, sons, luz e estimulação táctil. Esta sala de Snoezelen foi criada com o apoio da Tecninvicta parceiro neste projecto e possui equipamento adaptado à estimulação de competências e á promoção do relaxamento em sessões dirigidas por técnicos.

Regra geral, os benefícios da terapia de Snoezelen para pessoas com demência são imensos, mas podem ser sintetizados ao impacto positivo que uma sala multissensorial pode causar em pessoas, cujas capacidades motoras, cognitivas e sensoriais se encontram comprometidas. Complementa-se, se necessário, com outras terapias, nomeadamente, a musicoterapia, a aromoterapia e a cromoterapia. Existe, também, um impacto significativo ao nível comportamental, com a estimulação de comportamentos mais adequados e assertivos do ponto de vista social e a própria capacidade de interação com os outros.

À cerimónia de inauguração juntou-se o 13º aniversário da Instituição que ficou marcada por uma actuação musical do Duo 2you e pelo corte do bolo que juntou clientes, familiares, colaboradores, direcção e conselho fiscal do Centro Social e Paroquial.