Get Adobe Flash player
     No dia 3 de Maio de 2012, teve lugar a assinatura do contrato de empreitada de construção da Ampliação do Lar de Idosos, nas instalações do nosso Centro Social. Marcaram presença toda a Direção e os representantes/donos da empresa selecionada: Vilda, Construções Lda.  
     Foi uma efeméride importante, visto que marcaria o início de uma nova fase desta nossa Instituição. 

 

 

  
O Centro Social e Paroquial de São Joaninho (CSPSJ) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) constituída em 1999. 
Situado na freguesia de São Joaninho, concelho de Santa Comba Dão, o Centro está instalado um edifício que foi outrora uma casa senhorial – Casa do Outão – entretanto requalificada, para desenvolver a resposta social de Lar de Idosos, o que tem vindo a acontecer desde Setembro de 2006, em cooperação com a Segurança Social Portuguesa.
Constatando a existência de outro tipo de necessidades do tecido social envolvente, o CSPSJ diversificou o seu âmbito de atividade, de modo a constituir-se como um agente promotor do desenvolvimento comunitário da localidade onde está inserido. Assim, para além da resposta social de Lar de Idosos, o CSPSJ tem desenvolvido um conjunto de atividades direcionadas para a infância e juventude e para toda a comunidade local, tais como:
     - Programas de ocupação de tempos livres para crianças dos 6 aos 12 anos, durante as interrupções escolares da Páscoa e do Verão, em parceria com o Instituto Português da Juventude (IPJ); 
      - Programas de mobilidade internacional de jovens como é o caso dos Campos de Trabalho Internacionais e Intercâmbios de jovens, também promovidos pelo IPJ, que contribuem para a promoção da cooperação intergeracional e da diversidade cultural;
      - Programas de mobilidade internacional de jovens como é o caso dos Campos de Trabalho Internacionais e Intercâmbios de jovens, também promovidos pelo IPJ, que contribuem para a promoção da cooperação intergeracional e da diversidade cultural;
      - Programas de estágios e de voluntariado com o objetivo de promover a inserção social e profissional de jovens, contribuir para a sua formação e para o desenvolvimento de competências chave para o ingresso no mercado de trabalho;

Emprego-inserção direcionados a desempregados, resultando nalguns casos na contratação dos mesmos, dando assim um importante contributo para a resolução de situações de vulnerabilidade social.
Localmente, o CSPSJ tem assento no Conselho Local de Ação Social e participa em diversas parcerias de natureza social e cultural, que lhe permitem alargar e disseminar a um público cada vez mais vasto a sua oferta em termos de atividades e de serviços.
É também importante referir que o CSPSJ desenvolve todas estas atividades em parceria com outra instituição local, ela própria também promotora de projetos na área da juventude e do desenvolvimento comunitário. Trata-se do Clube Recreativo de São Joaninho, uma Associação privada, sem fins lucrativos, com o estatuto de Entidade de Utilidade Pública, desde 1993.