header

Bênção das Obras de Ampliação do Lar de Idosos de S. Joaninho

10 de Agosto de 2012

 

 

     No passado dia 10 de Agosto, Festa de São Lourenço e dia Grande em São Joaninho, o Senhor Bispo, D. Ilídio, deslocou-se a esta Paróquia para proceder à bênção das Obras de Ampliação do Lar de Idosos. O projeto foi financiado pelo POPH e ficou com uma capacidade total para 75 utentes, que necessitem desta Resposta Social. 
 
     O Senhor Bispo presidiu à Eucaristia na Igreja Paroquial, ladeado pelos Párocos, P. Virgílio e P. Casal, e ainda por dois presbíteros naturais da Freguesia: P. João Leão e P. Leão Cordeiro. De seguida, deslocaram-se às instalações do Lar para a bênção solene, estando presentes as Entidades e Organismos Locais, o Presidente da Câmara Municipal e o Diretor da Segurança Social de Viseu.
 
     O Senhor Bispo destacou a importância desta Instituição ao serviço e suporte das famílias. E esta procura ser a orientação da sua Direção. Este Lar, como outros, não pode servir como elemento desintegrador do utente em relação à sua família natural e demais comunidade. Pelo contrário, ele realizará mais plenamente a sua missão na medida em que todos se unirem para prestar melhor cuidado às idades-fronteira da condição humana. Um olhar aglutinador para esta Instituição permitirá uma mais qualitativa prestação de cuidados aos seus utentes. 
 
     Queremos qua as palavras da encíclica, Verdade na Caridade, o último documento da Igreja sobre a sua Doutrina Social, do Papa Bento XVI, sejam também o nosso timoneiro: “A ação é cega sem o saber e este é estéril sem o amor”. A caridade não é um apêndice ou um acréscimo à vida, mas o seu alicerce fundamental.
 
     A todos aqueles, e são muitos, que contribuiram para este projeto se tornasse obra, deixamos aqui uma palavra sincera de apreço e reconhecimento.
 
Pe Virgílio