São Martinho
18 de Novembro de 2012
No passado dia 18 de Novembro, no Lar de Idosos de São Joaninho, o Grupo de Cantares ‘Mod’Antiga’ atuou para os residentes e familiares presentes.
A tarde iniciou com a visualização da vida de São Martinho, em fantoches, realizada pelo Grupo de Jovens da Paróquia.
Através do brilho nos olhos, foi bem percetível que uma boa memória do passado faz bem à saúde no presente. O elenco das músicas, tão bem interpretadas pelo Grupo, ía fazendo referência a atividades da lavoura e campestres, por eles também realizadas, em tempos idos. Este exercício de memoria pretérita foi a prova de que ir ao baú do passado não significa uma prisão no mesmo, mas uma estimulação a prosseguir na atualidade, com realidades diferentes. Os nossos princípios organizadores iniciais podem sofrer mutações no decorrer da vida, a isto chama-se mudança assumida e consentida. Os princípios espirituais são muito eficazes na estrutura da pessoa. Referia o psicólogo norte americano Mark Baker que “as mudanças rápidas são muitas vezes temporárias, mas o crescimento lento geralmente perdura”. Este mesmo autor assinala: “Jesus falou do processo da transformação espiritual como uma tarefa que precisamos encetar uma e outra vez em cada dia que passa. Ao convidar as pessoas a participarem no processo, Ele indicou-lhes que ‘tomassem a sua cruz’, pois sabia que isso implicava trabalho” (Jesus, o maior psicólogo de todos os tempos).
Após a atuação do Grupo de Cantares, prosseguiu-se o convívio entre todos com diversas iguarias e castanhas da época.
Parabéns a todos aqueles que participaram nesta mútua partilha, pois quem dá recebe muito ao ver que a sua oferta é bem aceite com alegria
Pe Virgílio