Get Adobe Flash player

XIV FESTIVAL DE TEATRO DE S. JOANINHO - uma parceria ao serviço da Cultura

 

       
       E... já começou!!!

 

     O XIV Festival de Teatro de S. Joaninho teve início no passado dia 4 de Maio, pelas 22 horas no Centro de Artes Cénicas (CAC) do Clube Recreativo de S. Joaninho (CRSJ). A abertura esteve a cargo do Grupo de Teatro Trigo Limpo da ACERT – Tondela, com o espectáculo “Sermão aos Peixes”, texto inspirado na obra do Padre António Vieira, de 1654, numa encenação tão espectacular quanto actual de Pompeu José, que também foi protagonista da peça.

 

     Esta décima quarta edição é designada de Festival de Teatro de S. Joaninho porque, este ano, a iniciativa conta com a organização conjunta das duas Instituições de maior referência da Freguesia de S. Joaninho: o Centro Social e Paroquial de S. Joaninho (CSPSJ) e o Clube Recreativo de S. Joaninho. Esta junção de forças teve por objectivo contribuir para o reforço da oferta cultural a que esta localidade já se vem habituando, garantindo que a Cultura chega a todos e a todas independentemente do seu lugar de pertença. Assistiram ao espectáculo cerca de 200 pessoas, de diversas localidades do concelho e até de outros concelhos próximos. Mais uma vez, como já é também um hábito, os idosos do Lar de S. Joaninho e seus familiares puderam desfrutar de um grande momento de Cultura, numa sala acolhedora e plena de calor humano.

 

     Esta parceria demonstrou ser válida porque juntou o esforço, o trabalho esforços, os contributos, os objectivos e, principalmente, o Sonho… O sonho comum de uma Comunidade inteira! E a mensagem da peça a que assistimos, tal como bem reforçou o Presidente da Direção do CSPSJ, Pe. Virgílio Marques Rodrigues, é tão actual que não poderia estar mais de acordo com esse Sonho: se queremos a virtude da felicidade temos de procurá-la, onde ela estiver, trabalhando e lutando para a alcançar. É isto que se faz em S. Joaninho, com iniciativas como esta: busca-se a felicidade e convida-se a todos para a partilhar!

 

     No final do espectáculo, o grupo de Teatro Trigo Limpo recebeu das mãos de uma Utente do Lar de S. Joaninho um troféu, produzido pelos próprios idosos nas suas actividades ocupacionais, fato que ocorrerá em todas os espectáculos deste Festival.

 

     A noite terminou com mais uma agradável manifestação cultural de S. Joaninho: a Tuna “Os Unidos” presenteou o CRSJ, e os seus sócios e amigos, pelo seu 41º Aniversário, ocorrido no passado dia 1 de Maio, com um sarau musical, com músicas renovadas e outras mais populares, que representam também, conjuntamente com o Teatro, a Memória do Clube Recreativo de S. Joaninho. Cantados os parabéns, a festa continuou com bolo e espumante para todos quantos quiseram partilhar este momento alto da vida desta Associação.

 

     O Festival continua, todos os sábados, pelas 22horas no CAC, até ao próximo dia 01 de Junho. No próximo sábado dia 11/05, poderemos assistir à peça “Amores Tecnológicos”, apresentado pelo grupo de Teatro “Barraca Preta”, da Lousã. Não faltem! Vamos todos ao Teatro!

 

      S. Joaninho, o Centro Social e Paroquial de S. Joaninho e o Clube Recreativo de S. Joaninho, estão todos de parabéns! Afinal, a Cultura, quando se faz, é mesmo para todos!