Get Adobe Flash player

Passeio Anual de Colaboradores e Direção

 
14 e 20 de Junho de 2017

 

 

Os colaboradores do Centro Social e Paroquial de São Joaninho realizaram o seu convívio anual, no passado mês de Junho e rumaram até aos Passadiços do Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro.

Os funcionários e direcção percorreram 8 km, tendo o percurso iniciando em Espiunca.

Caminhando ao longo do vale, seguindo passo a passo os passadiços, desbravando terrenos para ligar Espiunca e Areinho, passando pela praia do Vau. Há troços ao longo da margem do rio suspensos ou apoiados em escarpas. Tecnicamente falando, “a estrutura dos passadiços é composta por quatro vigas longitudinais que apoiam num sistema estrutural composto por uma viga transversal e uma barra diagonal fixadas à escarpa rochosa com uma conexão articulada. Aos nossos pés estão 2000 metros cúbicos de madeira de pinho”.

Depois do percurso rumámos a Arouca para o almoço onde fomos muito bem recebidos. De estômago reconfortado, percorremos mais uns quilómetros até Aveiro com energia reforçada e sentidos despertos onde podemos andar de moliceiro para conhecer um pouco da história da Veneza portuguesa.

Seguido ao lanche rumámos até casa.

Foi um passeio é verdadeiramente espetacular, com paisagens incrivelmente bonitas e a estrutura dos passadiços uma obra fenomenal.

Passadiços do Paiva? Agora já sabemos o que é e como é. É melhor do que imaginávamos. Muito melhor: pelo rio que corre, pela paisagem, pelas borboletas, pela tranquilidade, pelos aromas que respiramos, pelas rochas que recortam o percurso, pelas sombras, pelas gargalhadas, pelo som da bicharada, pela possibilidade de ver lontras no rio, pelas raras espécies que se cruzam connosco, há ainda guias e informações escritas. Existem telefones de emergência ao longo do percurso, semelhantes aos que se encontram nas autoestradas portuguesas, por isto tudo vale mesmo a pena ir.

 

Gratos por mais esta oportunidade.